quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TEMPOS MODERNOS



Filipe Cantarino


"Porque o teu amor é melhor do que a vida!"(Sl 63.3)

O salmista se declarou de forma profunda a Deus!
Desta forma, a Bíblia quer nos ensinar que Deus deseja que tenhamos esse sentimento e essa certeza. É como se Deus tivesse dizendo: "Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso e muito, muito que te quero, e como é sincero o meu amor, eu sei que tu não fugirias mais de mim"(1). O mais incrível é que Deus se declara dessa forma na Palavra para pessoas como eu e você, antes inimigos de Deus (Rm 5.10)!

No A.T., ao mesmo tempo que Deus promete castigo, também promete a restauração. Isso é muito claro no livro de Oséias (2.10-23)! Este amor incondicional deve nos fazer pensar que Deus não somente se declara para a Sua igreja, mas também que essa igreja cometeu atos pecaminosos, agiu contra a vontade Dele, mas Ele a amou (Rm 5.8), a livrou da rebelião do pecado e a prepara para que O ame cada dia mais. Vendo a Beleza de Deus dessa forma, a nossa noção de santidade deve modificar.

A Santidade é a busca por aperfeiçoar a contemplação da Beleza e da Glória de Deus, deixando de lado o pecado, por meio do perdão e da certeza do Amor de Deus, como Davi tinha (Sl 51, II Sm 22), em outras palavras, a santidade quer coração transformado (mente e sentimento, de acordo com Rm 12.2)!

Hipocrisia quer comportamento padronizado, como vemos no filme de Chaplin, “Tempos Modernos”, onde o personagem está moldado a um padrão de comportamento por repetição de acordo com a sua função na produção da fábrica.

A Palavra mesmo nos ensina que Deus não quer sacrifício e sim obediência (1 Sm 15.22). Não uma obediência militar, formal, sem graça, sem amor, mas sim uma obediência voluntária, desejosa de Deus que ama e quer Deus!

Por mais conhecimento que eu possa ter da Bíblia, por mais bonita que seja a minha oração, por mais correto que seja o meu padrão de comportamento, por mais bem sucedido que eu seja, se eu não tiver amor, o fruto supremo, há algo de errado no meu coração e na minha compreensão sobre Deus.

Temos exemplo na Bíblia de pessoas que tiveram sua vida transformada somente por andar com Jesus, ser tocado por Ele, ter conversado com Ele, porque o Amor Dele transforma! Veja a mulher Samaritana em João 4, teve vários maridos, mas Jesus não a julga por isso, antes, atinge o ponto crucial do coração dela, chamando-a para satisfazer-se na água que ele oferece, pois assim, ela nunca mais voltaria a ter sede (Jo 4.14). Ela queria ser amada, mas buscava isso nos seus relacionamentos, que fracassaram.

Quantas pessoas, na ânsia de serem amadas ou serem felizes, buscam satisfação em coisas, pessoas ou em sonhos, por isso se frustram, mas não experimentam se saciar em Deus, por meio de Jesus?

A busca pela satisfação no amor de Deus, por meio de Jesus Cristo, é a motivação para sermos santos, porque nada e nem ninguém pode nos dar esse amor que satisfaz plenamente a não ser a Pessoa do Filho de Deus.

***
Fonte: Soberania

Nenhum comentário:

Postar um comentário