quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

IGREJINHAS CARNES-DE-VACA



O Pastor Ubirajara, depois de vários desencontros com seus líderes e liderados, recebeu uma visão de Deus: "Assim, disse-me o Senhor: 'Meu filho, eis que te porei como cabeça e não por cauda'." Então, o Pr. Ubirajara decidiu arrebanhar uns "mano" para sua nova igreja. Movidos pela emoção, a qual interpretam como Espírito Santo, ele e seus poucos seguidores decidem alugar um ex-bar perto de outras vinte igrejas. Ali, novamente emocionados e "inspirados", aspiram a um nome para o igreja que revolucionará o mundo. Alguns nomes são sugeridos:
a. Igreja do Espírito Santo do Senhor Jesus Cristo.
b. Igreja dos Ungidos para a Vida Eterna.
c. Igreja Apostólica Missionária Ide e Pregai e Discipulai.
d. Igreja do Arrebatamento dos Últimos Dias.
e. Igreja do Todo-Poderoso.
f. Igreja dos Atos Apostólicos Divinos.
g. Igreja Maná do Céu.
h. Igreja da Prosperidade Espiritual.
i. Igreja da Glória de Deus.
J. Igreja do Glorioso Retorno de Cristo.
Os dois nomes mais votados foram: Igreja do Glorioso Retorno de Cristo e Igreja do Arrebatamento dos Últimos Dias. Os dissidentes da primeira igreja estão divididos em escolher o nome que mudará o mundo! Então, um dos seguidores do Pr. Ubi, também pastor, decidiu arrebanhar umas pessoas ali, em razão do nome, pois, segundo ele, "eis que Deus me apareceu num sonho e disse: "Meu filho, te porei como cabeça gloriosa antes do meu retorno'." Então, ele funda a Igreja do Glorioso Retorno de Cristo, a 200 metros daquela que o Pr Ubi funda: "Igreja do Arrebatamento dos Últimos Dias". 

Mas concentremo-nos no Pr. Ubi. Por que ele saiu da sua primeira igreja? Ele deu vários motivos:
a. A maioria dos crentes ali não andam no Espírito;
b. O pastor Presidente sonega impostos;
c. A igreja não paga aluguel direito;
d. A filha do Diácono mais achegado do Pastor cometeu fornicação e não foi disciplinada, mas a irmazinha que mal se sabia da vida dela também aprontou e foi excluída;
e. Soube que tem gente dormindo de bermuda, e isso é pecado;
f. Tem irmãs raspando o sovaco;
g. O Pastor presidente pega 50% dos dízimos e ofertas para ele, quando o certo é 35%;
h. O Pastor grava as mensagens dele e vende as vende no domingo seguinte;
i. O Pastor também barra o progresso espiritual daqueles a quem Deus capacita. Eu fui um deles.
J. A liderança anda convidando pessoas de outras denominações para pregarem; e pior, tem pregador vindo de cavanhaque!
Posso pensar? Igrejas, pelo amor de Deus, estudem mais a Palavra e parem de ficar rodopiando e cantarolando em línguas! Unam-se mais em Cristo e tolerem as diversidades. Autoridades, pelo amor de Deus, Criem leis sérias e rígidas para impedir falsos mestres, com cursinho de teologia de fundo de quintal, quando têm, de abrirem igrejas em ex-bares. Exijam dos líderes referências, certificados, apoio de outros líderes que confirmem o chamado de quem pretende criar uma nova igreja. Há ruas em que as pregações se misturam, e às vezes são igrejas com o mesmo nome mas de ministérios diferentes. Quanto sonhador despreparado, vivendo dos seus próprios sonhos e não da vontade de Deus, criando igrejas para faturar uma graninha. Daí, para manter essa igreja funcionando, usam dos seguintes artifícios:
a. Falar de curas e prosperidade financeira;
b. Tratar como milagres o que não é;
c. Convidar pregadores malucos, barulhentos, cheios de unção - mera técnica de privilegiados em oratória;
d. Ensinar ao povo que o "um só batismo" de Efésios 4:5 são dois: O primeiro batismo nas águas e um segundo, que só se manifesta com o dom de línguas, ou seja, uma enrolação maluca que, contrário ao que a Bíblia ensina, em vez de um falar em línguas e o outro traduzir, todos caem em extase, vários "glossolaliam", ninguém entende nada, e o resto você já sabe.
e. Ensinar aos manos a viver de símbolos do Antigo Testamento, como arquinha da salvação, querubinzinho e serafinzinho guia, sal grosso, etc. O pior é o "etc". 
f. Adestrar os seguidores a crer em dom de sapateado e unção do riso, práticas não-bíblicas. 
g. Transformar textos bíblicos descritivos em normativos. Por exemplo: A Bíblia fala sobre curados após tocarem nas vestes de Pedro. Mas não é ordem agir assim, apenas a descrição de atos isolados da soberania de Deus. Então, transformam a passagem em norma: Toquem na minha toalhinha. Jesus cura através dela.
Assim, o Pastor Ubirajara vive da boa fé daqueles que jamais se converteram de verdade, dos que aceitaram um Jesus esquisito, malucão, que não age de acordo com a própria Bíblia. Senhores Ubirajaras, fechem suas igrejinhas e voltem-se para Cristo. Dim-Dim, bufunfa, grana, gaita, oncinha - tudo isso Deus provê - mas não para vagabundos e briguentos que fundam e afunda igrejas em ex-bares. Por último, Senhores donos de bares, lojinhas, pelo amor de Deus, aprendam a lidar com o dinheiro, porque se vocês falirem, mais igrejinhas irregulares surgirão. –

Fernando Galli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário