quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Porque não comemorar o Dia de Finados?



Nesta terça-feira, dia 2, no Brasil, assim como outros paises, é dcomemorado o Dia de Finados, data instituída em 998, no Oriente por um abade que escolheu a data para orar por aqueles que ele acreditava estar no purgatório. No século XIV, Roma, leia-se Igreja Católica Apostólica Romana, passava a difundi-la em todos os paises cristãos.
Mas, será que os evangélicos devem comemorar esta data. Comemorar não, mas aproveitar o feriado para viver a vida sim.
Agora, você deve estar se perguntando porquê não respeitar esta data? A resposta está em Hebreus 9-27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” e em Lucas 16: 10-31 onde o apostolo afirma que os vivos e mortos não podem comunicar-se de maneira alguma.
O povo evangélico deve apenas abster-se e aproveitar o feriado primeiro para orar e agradecer a Deus por mais este dia e ter seu momento de lazer.
Defesa
Para fundamentar o culto aos mortos neste 2 de novembro, a Igreja católica se apoia e se fundamenta em tradições e em 2 Macabeus 12,43-46 e Tobias 12,12. É bom lembrar que estes dois livros foram extirpados da Bíblia Sagrada, por Martinho Lutero, por ocasião da Reforma, já que foram considerados apócrifos, estando em desacordo com o rol de livros usados pelos judeus.
Outras religiões
Não são apenas os evangélicos que não comemoram a data. O judaísmo, o islamismo, os adventistas são algumas das religiões que também não aceitam esta comemoração.
Segundo o judaísmo  não se comemora a data de 2 de novembro (já que o judaísmo segue calendário próprio) nem dia dos mortos, já que da vida daqueles que morreram, fica somente a lembrança. Seguindo a mesma linha dos judeus, os adventistas também não comemoram, considerando o Dia de Finados anti-bíblico. Segundo eles, não se deve orar pelos mortos porque a Bíblia diz que, depois da morte, segue-se o juízo.
Apesar de também não comemorar o 2 de novembro, os espíritas respeitam a crença. O espiritismo ensina que as orações são bálsamos para os “desencarnados”, em qualquer dia do ano. No budismo oriental os familiares e amigos levam aos túmulos dos antepassados incensos, frutas e flores, segundo sua crença.
Jornal Mundo Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário