sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Igreja Corpo Vivo de Cristo


Introdução:
Que razões teria Deus para estabelecer a igreja no mundo e trabalhar para a sua manutenção e expansão? Qual o propósito principal da igreja?
Antes de respondermos estas perguntas precisamos aprender o que significa igreja.
Igreja significa uma assembléia de pessoas salvas, reunidas para adoração; uma companhia de cristãos, que esperam a salvação em Jesus Cristo, mas que por enquanto devem testemunhar de Cristo sendo sal e luz do mundo.
Falando em igreja, temos:
A Igreja Local – Aqueles que se reúnem como corpo local de crentes em qualquer cidade ou localidade. Onde existir um ajuntamento de crentes reunidos para adoração a Cristo constitui uma igreja (Rm. 16:16)
A Igreja Universal – O corpo inteiro de crentes espalhados pela terra,  desde o período que se iniciou com o pentecostes e vai até o arrebatamento(Ef. 1:22)
A Igreja Militante – A totalidade de crentes genuínos, vivos na terra( 1 Tm. 3:15)
A Igreja Na Glória – A assembléia de crentes fiéis que já morreram e foram recebidos no céu (1 Ts. 4:14-16; Hb. 12:22)

A Constituição da Verdadeira Igreja de Cristo

A Igreja verdadeira é uma produção divina constituída por salvos, ou seja, por todo aquele que ao ouvir a genuína pregação do evangelho bíblico, é convencido a arrepender-se sinceramente, de uma vez por todas, de todos os seus pecados e a romper definitivamente com o mundo, e através da percepção espiritual de que está irremediavelmente perdido, colocar incondicionalmente toda a sua em Jesus Cristo e em sua obra vicária, perfeita e final, na cruz do calvário, sendo isto a regeneração espiritual, que imediatamente o coloca, por uma obra soberana e sobrenatural do Espírito Santo em uma união vital, única e eterna com Cristo e seu corpo místico e espiritual, a igreja (1 Co. 12:12-13), a sua noiva(1 Co. 11:2 Ap. 19:7-8).

Os Propósitos Da Igreja ou Nossos Propósitos

1. Glorificar a Deus e buscar o seu reino e sua justiça em primeiro lugar(Mt. 6:33; Ef. 2:21-22)
2. Edificar-se a si mesma na fé santíssima das Escrituras (Ef. 4:13-16)
3. Avançar resoluta e destemidamente com o santo evangelho, com intuito de comunicá-lo a toda criatura, em sua pureza e simplicidade (Rm. 1:16)
4. Discipular cada crente para ser um obreiro ou ministro leigo com a consciência de que cada crente foi salvo para servir (Mt. 28:19-20; 2 Tm. 2:2)
5. Batalhar pela fé, que uma vez por todas foi entregue aos santos, como uma coluna e baluarte da verdade(Jd. 3-4)
6. E por último garantir a saúde, a força e a integridade da igreja (1 Tm. 3:15)
Conclusão:
Respondendo as duas perguntas feitas no primeiro parágrafo desta mensagem, creio que as razões de ser da igreja é a reconciliação da criação com o Criador, ou seja, Cristo quer ser o Senhor sobre tudo e sobre todos.
Pr. Manoel França

Nenhum comentário:

Postar um comentário