sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Igreja e a Família


A Igreja e a Família
A igreja nasce dentro da família, se a família vai bem, a igreja vai bem, se a família vai mal a igreja também vai mal.
Nos dias atuais a vida conjugal tem sido, para muitos casais uma experiência tumultuada em função das incompreensões, indiferença, infidelidade e, em muitos outros casos, falta de responsabilidade. Não são poucos os lares que terminam destruídos, gerando frustrações e traumas para os cônjuges e especialmente para os filhos.
            Nós aqui nos preocupamos com a sua família e para não ficarmos só com a preocupação como...
COMO VIVER BEM EM NOSSA VIDA FAMILIAR
a) Compreensão do Papel Sexual – Muitos se casam sem ter o devido preparo e assim não entendem o outro e o seu papel. O homem é mais resistente ao calor, menos intuitivo. Tem o raciocínio mais para longitude, enquanto que em a mulher é mais para detalhes. Ela é mais emotiva, principalmente nas fases menstruais.
b) Dependência mútua – A Bíblia diz que o homem precisava de uma auxiliadora e que a mulher foi tomada do homem. Portanto existe uma dependência mútua.
c) Sacrifício Pessoal – Ambos devem trocar a busca de auto-realização, da felicidade própria e começar a pagar o preço do auto-sacrifício para viverem bem no casamento.
d) Transparência Total – Quando solteiros se expõem com toda facilidade, mas quando se casam começam a se ocultarem. Agora falo que o homem e a mulher devem se despir da hipocrisia, da amargura e de tudo que impede a total transparência.
e) Unidade Absoluta – “E serão os dois uma só carne”. Como casais somos unidos carnalmente, mas tem também a união de propósito, união de alma, e união espiritual. 

IGREJA E FAMÍLIA UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA E AGRADÁVEL
É preciso uma perfeita integração entre ambas e a partir daí podemos destacar:
a) Necessária Para Adoração: Adoração pode ser uma experiência individual, mas deve ser também comunitária(Hb. 10:25). Congregada com o povo de Deus a família tem maiores condições de prestar uma adoração mais profunda, envolvente, criativa e participativa(Cl. 3:16)
b) Necessária Para Comunhão: A vida cristã não deve ser marcada apenas pela experiência vertical da comunhão com Deus, mas também na horizontal com os irmãos. Família envolvida na comunhão da igreja, ela usufrui as bênçãos da comunhão e ainda ajuda a promove-la(At. 2:42-47)
Agradável Porque:
a) Promove a Sociabilidade: Além da necessidade de sociabilidade, a união igreja/família formam um ambiente de sociabilidade que não deve ser trocado por nada(Sl. 84:1-10).
b) Desempenha Função Terapêutica: “a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco”(Rm. 15:32). Algum irmão ou irmã gostaria de falar dos benefícios que sua família obteve estando integrada a igreja?
c) Atrai as Bênçãos de Deus: A Integração harmoniosa entre igreja e família naturalmente atrai as bênçãos de Deus, confira (At. 4:32-35).
Conclusão
O relacionamento familiar não deve prejudicar os compromissos com o Senhor. O apóstolo Paulo levantou esta séria questão quando falou da falta de equilíbrio na administração dos compromissos familiares e eclesiásticos(1 Co. 7:32-35).
Recomendo, o Equilíbrio, que não valorizemos demais a família e desvalorizemos a igreja. Nem que valorizemos demais a igreja e desvalorizemos a família. Peça sabedoria a Deus e invista no crescimento tanto da sua família como da sua igreja.

                                                                       Pr. Manoel França   

Nenhum comentário:

Postar um comentário